livros de liderança

7 livros sobre liderança para ler em 2021

Ler é fundamental, seja para aprender algo ou se distrair. Alguns preferem o livro físico, outros optam pela facilidade da versão digital. Mas, o fato é que a leitura é um hábito comum entre as pessoas bem sucedidas, autores famosos, entre outros. Por isso, inspirados pela lista anual de livros recomendados pelo próprio Bill Gates, resolvemos também fazer a nossa própria versão. Reunindo as experiências e indicações do time ACE, inclusive dos sócios, trazemos os livros sobre liderança – ou que abordam o tema de alguma maneira – para ler em 2021!

Leia também >> Quais livros todo empreendedor deve ler? <<

Transformação Radical

É claro que nesta lista não poderia faltar o Transformação Radical. Repetindo o sucesso de A Estratégia da Inovação Radical, Pedro Waengertner convidou Sulivan Santiago e Victor Navarrete para juntos escreverem um guia prático e aplicável sobre como transformar a inovação em uma competência na sua organização. Reunindo a longa experiência com grandes empresas e startups, os autores ensinam o caminho ideal para que você possa sair do lugar e ir em direção a uma empresa mais inovadora em mercados exponenciais.

Uma Terra Prometida

Lançado em novembro de 2020, Uma Terra Prometida traz as memórias do ex-presidente norte-americano Barack Obama. Esta autobiografia promete ser o livro de memórias de um presidente mais vendido na história. Nela, podemos encontrar a narrativa do homem que se tornou uma referência de liderança em todo o mundo, desde sua formação política até o fato histórico que conseguiu sendo o primeiro afro-americano a ocupar a cadeira de presidente dos Estados Unidos.

Onde os Sonhos Acontecem

Número 1 entre as recomendações dos ACErs, Onde os Sonhos Acontecem traz lições e princípios de um bom líder através da vivência de Bob Iger como presidente e CEO da Disney, desde 2005, e um dos responsáveis por transformar a empresa em uma das maiores do mundo, valendo atualmente cinco vezes a mais do que quando assumiu o cargo. Além disso, Iger também é um dos maiores nomes entre os empresários inovadores da nossa era.

What You Do Is Who You Are

Em seu segundo livro, Ben Horowitz (ex-CEO da Opsware e co-fundador do fundo de Venture Capital, Andreessen Horowitz) traz grandes ensinamentos sobre uma cultura corporativa bem alinhada e aplicada. Assim como seu primeiro livro (The Hard Thing About Hard Things, já um clássico da literatura ACE), este é um manual direto e objetivo, com exemplos práticos, que todo líder deveria ler para melhorar a sua gestão.

A Economia dos Desajustados

Provavelmente quando se pensa em mentes criativas, nomes como Steve Jobs, Bill Gates vêm à cabeça da maioria. Porém neste livro, quem tem voz são os “desajustados”. Favelados, dissidentes, foras da lei, gente “fora da caixa”, estão a todo momento desenvolvendo soluções inimagináveis para os negócios tradicionais. Portanto, este modo de inovar pode ser aplicado no mercado formal de modo a criar-se novos meios de pensar e jeitos mais eficazes de agir.

Essencialismo

Tempo é dinheiro, como famoso ditado já diz. Assim, um líder deve ter cuidado na sua gestão de tempo e produtividade. Este livro é indicado para aqueles que se sentem sobrecarregados ou tem a impressão de que gastam muito tempo com tarefas que não movem a agulha. Você irá aprender como o essencialismo pode te ajudar a entender o que é essencial na sua vida e como eliminar aquilo que é secundário.

Por que Fazemos o que Fazemos?

Finalmente, adicionando também nesta lista um autor brasileiro, temos o renomado filósofo Mario Sério Cortella. Com a sua escrita brilhante, Cortella nos traz de forma clara as principais preocupações em relação ao trabalho. Além disso, aborda temas como a importância de ter um propósito, da motivação, dos valores, tanto na vida como pessoal como profissional.

Ouça também >> Liderança Inovadora: como criar uma e qual a importância? <<

Estes foram os livros de liderança mais recomendados pelo nosso time. Sobretudo, esperamos que sua lista de leitura para 2021 aumente com essas indicações. Se 2020 nos mostrou uma coisa, é que precisamos nos preparar para o inesperado! Como dizemos aqui na ACE, a única certeza que temos é de que tudo irá se transformar.

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram