área de inovação

Quais são os desafios de estruturar uma área de inovação?

Inovação pode parecer intangível em muitos casos. Mas no episódio de hoje, vamos te contar tudo sobre os mitos da área e principalmente dicas de como montar times de inovação. Pedro Waengertner conversa com Alexandre Pompeu, especialista em CVC aqui na ACE, e Rubens Aguiar, gerente de novos negócios na ACE, para contar tudo que você precisa saber para implementar uma área de inovação na sua empresa. Vem com a gente entender o porquê toda corporação pode ser inovadora. Ouça já!

Qual é o papel da área de inovação?

Existem contextos específicos para cada empresa. Mas inicialmente uma área de inovação tem o papel de trazer métodos para a inovação, estabelecer processos, fazendo assim que os projetos andem dentro da companhia. Essa área deve dar visibilidade para inovação dentro de toda a empresa e não somente da área.

Outro papel importante é o papel de ser estimuladora de novas ideias em toda a companhia. A inovação não deve se restringir a esse setor. É importante também falar das pessoas envolvidas no assunto. É preciso saber mais que métodos ágeis, produtos tecnológicos, mas sim englobar todo o contexto do negócio.

A área de inovação deve gerar receita e até novos negócios. Ela deve ter sinergia com todos stakeholders. Dessa maneira, será possível enxergar as oportunidades.

Veja também >> Como inovar com startups em 2021? <<

Metodologias para inovar

Ao contrário do muitos pensam, agilidade não significa inovação. Existe um peso muito grande sobre os métodos ágeis. Na verdade, muitos dos princípios já eram aplicados. No entanto, agora eles ganharam novos nomes. Métodos ágeis devem ser usados como ferramentas para ajudar o processo da inovação. E não utilizados como pontos centrais nele. A inovação não gira em torno desses métodos.

É preciso pensar no mindset ágil e não no método ágil. Afinal, dessa maneira, você consegue tirar de cada um aquilo que serve para a sua corporação e a sua realidade.

Existem fatores mais importantes do que daily meetings. Precisamos mais no cliente e no problema do que em rotinas diárias.

Quer saber mais? Ouça o episódio completo e aprenda mais sobre como uma área de inovação deve ser!

consultoria de inovação

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram