bem-estar no trabalho

Como encontrar saúde e bem-estar no trabalho?

Já se sentiu tão cansado(a) pelo trabalho ao ponto de não aguentar mais? Pois é essa a realidade de muitas pessoas. Apesar da pandemia ter aumentado as conversas sobre saúde mental, o assunto ainda é um tabu em muitas corporações.

Por isso, no episódio de hoje de Growthaholics, Pedro Waengertner bate um papo com Izabella Camargo, jornalista e autora do livro “Dá um tempo!: como encontrar limite em um mundo sem limites” e Maria Julia Paz, Head de People na ACE, sobre o equilíbrio entre vida profissional e pessoal nos dias atuais e principalmente, sobre como manter o bem-estar no trabalho. Vale a pena ouvir!

Como reconhecer os sinais?

Desde março de 2020, modos diferentes de trabalho foram adotados pelas empresas no dia a dia contra a Covid-19. Mas, mesmo com todos os benefícios do home-office, notamos um crescimento nos níveis de estresse dentre os colaboradores. E isso fez com que o assunto se torne cada vez mais comentado dentre as empresas, apesar do tabu. Inclusive, aplicativos voltados para o bem-estar tiverem crescimento nas demandas desde o início da pandemia.

Veja também >> Qual o impacto das healthtechs no mercado de saúde? <<

Entretanto, a maior responsabilidade em reconhecer os sinais do corpo ainda é pessoal. Vivemos em uma sociedade que glorifica a falta de tempo. ”Trabalhe enquanto eles dormem”, dizem por aí. E é assim que os excessos surgem e a posição de equilíbrio deixa de ser uma prioridade.

Em meio a essas ”normas” sociais, existe o autoconhecimento. Autoconhecimento é você compreender os sinais que o seu corpo manda. É conseguir enxergar seu propósito. Equilíbrio é saber dizer não. Inclusive, o excesso do sim não significa estabilidade e desenvolvimento profissional. Como a Izabella Camargo diz no episódio, ”só os limites garantem a liberdade”.

Bem-estar no trabalho

A pressão exercida pela pandemia fez com que a saúde mental se tornasse o assunto principal em muitos meios. Foi pauta do Fórum Econômico Mundial, da Organização Mundial da Saúde e fez até empresas se movimentarem, como a Ambev nomeando uma diretora de saúde mental.

Porém, independente de estar em discussão ou não, o essencial é colocar em prática e em foco o bem-estar dos colaboradores. Lideranças são um ponto-chave nisso. É fundamental ter líderes mentores, que auxiliam, que dão exemplos de cuidados. Além disso, a cultura da empresa é um fator forte nessa busca pelo equilíbrio na carreira profissional.

Leia também >> 7 livros sobre liderança para ler em 2021 <<

Enfim, cada vez se torna mais importante a busca pelo bem-estar no mercado de trabalho. As empresas precisam ficar atentas aos seus funcionários. Enquanto isso, cada um precisa também fazer a sua parte em reconhecer os sinais do próprio corpo.

Quer ouvir mais sobre a realidade do bem-estar corporativo e ainda ter dicas de como manter esse equilíbrio? Ouça o episódio completo!

Download Report Healthtechs

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram