carreira em tecnologia

Como acelerar sua carreira em tecnologia?

Carreira em tecnologia não precisa se resumir à programação! Por isso, no episódio de hoje, Pedro Waengertner conversa com Thaíssa Candella, DevRel Expert e professora na Conquer, e Milena Fonseca, sócia e COO da ACE Cortex, para te contar tudo sobre o que você precisa saber sobre carreira em tecnologia, o cenário atual, os desafios, as oportunidades e principalmente, as habilidades necessárias! Ouça já!

Quais são as oportunidades para uma carreira em tecnologia?

Muitos são os pensamentos quando falamos de carreira em tecnologia. A maioria das pessoas pode pensar que para seguir na área é preciso ser programador. Porém, é fundamental para o setor de tech ir além disso. Atualmente, profissionais da tecnologia devem saber muito mais, desde compreensão do modelo de negócio até soft skills.

Veja também >> Como manter a criatividade em um ambiente orientado a dados? <<

O mercado de tecnologia no Brasil sofre com uma profunda falta de profissionais, não só de programadores, mas de outras profissões como por exemplo cientista de dados. Atualmente, o país exporta talentos, afinal a moeda é desvalorizada e as empresas obsoletas. Com a pandemia, essa fuga se tornou ainda maior, pois com a maior oferta de trabalhos remotos, ficou ainda mais fácil contratar profissionais estrangeiros.

Entretanto, vale reforçar que existem mais carreiras em tecnologia do que a programação em si. Além disso, existem diversas linhas de carreira dentro da programação. É essencial lembrar que a área tech pode ser inserida em diversos setores de uma empresa, desde projetos até marketing.

As habilidades essenciais

É comum notar que em empresas tradicionais, a visão mais comum é a preta no branco. O que isso quer dizer? Business é business e tech é tech. No entanto, cases empresas mais modernas, como a Magalu, mostram que que quanto mais integradas são as áreas melhor. Por isso, a importância da carreira em T. Atualmente, é fundamental para qualquer profissional, seja de qualquer segmento, especializar-se em áreas diferentes e correlatas.

Cansado de enrolar até o último minuto e atrasar todas as suas tarefas? Aprenda a otimizar seu tempo clicando aqui!

Calma que ninguém está falando que você precisa aprender a programar para amanhã, mesmo que você seja do RH, por exemplo. Porém, é cada vez mais importante que profissionais de negócio entendam de tecnologia para saberem acompanhar. O desconhecimento total faz com que as empresas apenas sigam modas e não realmente saibam qual a tecnologia adequada para seu negócio.

Enfim, o conselho é: mesmo que você não queira ser dev, conheça a área, converse com pessoas da área. Para você quer ser, aprenda a programar, escolha uma linguagem e comece por ela, e o mais importante, aprenda a pensar como um programador, a ser um solucionador de problemas.

Quer saber mais dicas e visões sobre o cenário no Brasil? Ouça o episódio completo!

growthaholics

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram