amazon sem jeff bezos

Como fica a Amazon sem Jeff Bezos?

Nos últimos dias, Jeff Bezos anunciou que deixará o cargo de CEO da Amazon em 2021. Uma aposentadoria, talvez? Claro que não! Neste episódio de Growthaholics, Pedro Waengertner conversa com Mike Ajnsztajn, co-founder e partner da ACE, e Ítalo Carvalho, Innovation Leader na ACE, sobre como fica a Amazon sem Jeff Bezos e os próximos rumos do homem mais rico do mundo. Tem tudo sobre as expectativas do mercado e as características do sucessor, Andy Jassy. Ouça já!

A trajetória de Bezos

Em 1986, Jeff Bezos graduou-se pela Universidade de Princeton em engenharia elétrica e informática. Trabalhou em Wall Street até 1994. Neste mesmo ano, fundou a Amazon, inicialmente apenas como um comércio eletrônico de livros. Curiosamente, o plano de negócios da empresa foi escrito durante uma viagem de carro de Nova York até Seattle, sede atual da big tech.

Os princípios da Amazon funcionam?

Atualmente, é um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna avaliada em mais de 200 bilhões de dólares. Além da Amazon, possui outras empresas como a Blue Origin, uma companhia espacial. Também é dono do The Washington Post e fundador do Day One Fund e Bezos Earth Fund. Além disso, Bezos reúne cinco características fundamentais para o sucesso da Amazon:

  • Ótima leitura de cenários (novas tendências, novos mercados…);
  • Capacidade alta de execução;
  • Visão a longo prazo;
  • Comunicação excelente;
  • Equilíbrio entre o uso de instinto e dados.
Ouça também >> Big Techs: por que elas crescem tanto? <<

Bezos entrega a Amazon como uma companhia avaliada em mais de US$ 1 trilhão. E mais, com uma receita de US$ 125 bilhões no último quarter, devido às compras de fim de ano e ao aumento de consumo online impulsionado plea pandemia.

Como fica a Amazon sem Jeff Bezos

A saída de Bezos gera muitas dúvidas e perguntas quanto ao futuro da companhia e do próprio fundador. Como ficará a companhia? Quem assumirá? A Amazon seguuirá sendo uma líder nas mãos de uma nova pessoa?

O posto de principal executivo da gigante do e-commerce ficará com Andy Jassy, o atual CEO da AWS, divisão que é uma das mais lucrativas da Amazon. Em um e-mail aos colaboradores, Bezos contou que não está se aposentando. O homem mais rico do mundo irá se dedicar a outros projetos como filantropia e sua empresa aeroespacial.

Veja também >> Como é o processo de inovação da Amazon? <<

Mas, quem é Andy Jassy? O futuro CEO faz parte de um grupo seleto de executivos montado por Bezos, chamado S-Team. Jassy lidera a Amazon Web Services desde sua fundação e é conhecido por sua habilidade de atrair novos negócios e organizações. Além disso, diferente de Bezos, tem uma voz ativa sobre diversos assunto, por exemplo o Black Lives Maters, o qual apoia. 

A mudança ocorre em meio à situação conturbada da empresa com alguns governos. Tanto EUA como União Europeia acusam a Amazon de práticas anticompetitivas. Outro ponto de conflito são as iniciativas de funcionários da Amazon para a formação de sindicatos.

Além disso, Bezos entrega a gigante tecnológica batendo recordes de faturamento. A dúvida fica para o sucesso dessa transição que já foi problema para outras empresas.

Quer saber mais? Ouça o episódio completo!
Veja também >> Como é o processo de inovação da Amazon? <<

growthaholics

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram