cultura digital

Como capacitar e conduzir os colaboradores durante o processo de Transformação Digital?

*por Leo Barboza Quality Assurance Consultant at ACE*

Por décadas temos acompanhado a evolução cultural e organizacional de várias marcas da indústria em diferentes setores. Organizações tradicionais com processos mecânicos e hierárquicos estão passando por grandes transformações, focando principalmente em aumentar sua capacidade competitiva, afinal o futuro é inevitável. Hoje, a necessidade de compreender e acompanhar as mudanças tecnológicas são claramente essenciais para empreender e identificação de novos negócios, este cenário pode ser viabilizado através da Transformação Digital. Mas e a cultura digital? Como construí-la?

Em 2020 uma pandemia de efeito mundial se propagou, denominada como o novo Corona vírus. Tal fato desencadeou uma série de mudanças dramáticas no âmbito pessoal e profissional. O mundo que conhecemos hoje busca o “novo normal” e por isso tivemos que repensar a forma como estamos conduzindo nossos negócios em um cenário bastante imprevisível.

Diante dessa “forçada transformação” muitas organizações estão estudando novos meios e modos para continuar gerando valor de forma remota ou presencialmente utilizando todos os meios de segurança necessários. Com base nesse cenário, é possível capacitar e conduzir os colaboradores durante o processo de Transformação Digital e prepará-los para os desafios do futuro?

Leia esse artigo e descubra como. Boa leitura.

Processo de Transformação digital

Transformação Digital não está relacionada apenas ao processo de difundir o uso de novas tecnologias. Trata-se de quebras de paradigmas, mudanças significativas em toda estrutura organizacional e de negócios. Por isso o papel da tecnologia passa a ser a peça fundamental para o sucesso, porém existem algumas barreiras técnicas que podem impedir que o processo de transformação digital avance.

Como avaliar a Maturidade Digital da sua empresa?

As dificuldades técnicas estão entre os principais fatores que podem bloquear o sucesso na implantação de inovações tecnológicas. Assim, para impedir que um processo de transformação seja iniciado e abortá-lo em seguida por viés técnicos, invista na capacitação e qualificação da sua equipe.

Treinamento e qualificação constantes são essenciais para que as soluções sejam planejadas e executadas com a devida eficácia. Crie um plano para que o seu time desenvolva as habilidades necessárias para conduzir essa transformação. Isso não é custo, e sim investimento. Além disso, a liderança também precisa de um perfil digital para conduzir essa mudança na empresa.

Abordaremos neste artigo algumas etapas importantes para a capacitação de colaboradores em um programa de Transformação Digital. Iremos observar como conduzir um processo de qualificação profissional que possibilite os integrantes do time a terem uma visão mais ampla dos objetivos e estratégias da empresa.

>>Leve os treinamentos ACE para a sua empresa <<

Como capacitar o seu time dentro de um programa de Transformação digital em 8 etapas

1. Compreendendo a ruptura tecnológica

Ter o domínio da tecnologia é extremamente importante para desbravar todos os imprevistos durante o processo de desenvolvimento do software. Entretanto, existem tecnologias obsoletas que ainda estão em uso e que impossibilitam realizar tarefas com mais agilidade. Por isso, abrir espaço para tecnologias interconectadas como sistemas em nuvem e IA podem ser um sinal para novos recomeços e prospecção de novos negócios.

A transformação digital viabiliza uma série de oportunidades para impulsionar sua empresa através do uso de novas recursos tecnológicos, além de converter processos mecânicos para processos mais orgânicos e eficientes. Veja algumas das principais áreas com potencial para impacto digital:

  • Tecnologias defasadas (Invista em novas tecnologias)
  • Servidores locais (Experimente serviços em nuvem)
  • Controle de versionamento centralizado (Utilize versionamento distribuídos)
  • Arquitetura baseada em micro serviços (Considere arquitetura monolítica)
  • Metodologias tradicionais (Disseminação de mindset ágil)
  • Trabalho 100% físico (Invista em home-office)

cultura digital

Elabore um diagnóstico com o objetivo de entender o panorama tecnológico do projeto em questão, desenvolva propostas para otimizar o uso de ferramentas já existentes, entenda as necessidades de seus colaboradores e explore o uso de novas tecnologias.

2. Utilize metodologias conscientes

Engaje o time para utilização de metodologias ágeis. Além disso, priorize a cooperação, ou seja, os indivíduos e suas interações, assim não há espaço para termos do passado “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Direcione os indivíduos para atuar em todas as fases do processo, transformando a gestão de projetos com uma abordagem iterativa e incremental, de feedback constante e maior participação dos membros da equipe e os stakeholders.

>> Como aplicar metodologias ágeis à sua corporação? <<

3. Realize o mapeamento das Skills

Um dos pilares do processo de transformação digital da ACE está relacionado ao desenvolvimento e empoderamento pessoal de cada indivíduo. Assim, conhecer as habilidades técnicas e pessoais de cada um pode ajudar a disseminar conhecimento dentro da organização além de promover um ambiente mais inclusivo.
O processo de mapeamento é extremamente importante para a criação de uma estratégia de capacitação dentro do programa de transformação digital e pode ajudar a compreender gaps técnicos e suas eventuais problemáticas no contexto organizacional.

Registre possíveis interessados em prover intervalos técnicos, apresentações, workshops e lives, e se possível estabeleça uma cultura de reconhecimento.

cultura digital

>> Squads: como funcionam nas empresas inovadoras <<

4. Capacitação

Capacitações profissionais são inevitáveis no processo de transformação digital. Para acompanhar o ritmo é preciso estimular uma cultura digital que envolve toda liderança (técnica ou não), estratégia e cultura. É fato que todos os indivíduos que fazem parte da transformação digital são tão valiosos quanto as tecnologias, as ferramentas, processos e até mesmo toda infra-estrutura envolvida.

O que uma empresa precisa mudar para ter uma uma cultura de inovação <<

5. Capacite as lideranças

Prepare a liderança para lidar com os fantasmas da mudança, ser digital requer dinamismo e flexibilidade para lidar contra a barreira da resistência. Afinal, ainda existem muitos projetos que trabalham sobre a premissa “de que não se deve mexer em times que estão ganhando” colocando de lado fatores como desenvolvimento pessoal, insatisfação e falta de resiliência. Em contrapartida, treinamentos voltados ao soft skills como mentoria, cultura de feedbacks, comunicação não violenta e outros, podem de maneira significativa influenciar e guiar outras pessoas.

>> Como a liderança deve criar um ambiente de inovação nas empresas? <<

6. Capacite o time

Realize entrevistas pontuais a fim de identificar o desejo dos colaboradores sobre seu próprio desenvolvimento pessoal no contexto do projeto. Também tente estabelecer um equilíbrio entre as necessidades pessoais com as necessidades do time. Incentivá-los a seguir o processo de transformação digital através da participação de cada indivíduo, seja no âmbito técnico ou organizacional. Vale salientar que é muito importante ouvi-los, assim como melhorar cada dia mais a comunicação, peças fundamentais para atingimento dos objetivos.

>>Projetos à distância: como fazer workshops interativos online <<

7. Realize treinamentos técnicos

Desenvolva novas habilidades para que o time seja capaz de lidar com todos os desafios que o processo de transformação digital pode trazer. Dessa maneira, fomentar um ambiente participativo é um viés para ampliar novos horizontes. Invista em treinamentos focados nas necessidades do time, o foco pode ser dividido em Pessoas, Tools e Processos. Vide imagem abaixo:

Image for post

>>Leve os treinamentos ACE para a sua empresa <<

8. Visibilidade sobre os resultados

Utilize recursos tecnológicos para gerenciar e controlar a aplicação dos treinamentos. Por exemplo, salve os artefatos como vídeos, apresentações e outros em locais de fácil acesso como Confluence, drivers e outros. Solicite feedbacks sobre os treinamentos realizados e acompanhe a aplicabilidade dos conceitos, métodos e ferramentas no dia a dia dos colaboradores. Experimente, colha os resultados, afinal como dissemos no início deste artigo “o futuro é inevitável”.

programa de inovação corporativa

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram