Deu Zebra: existe Venture Builder no Brasil?

Você sabe o que é uma Venture Builder (VB)? Deixa que eu te explico! As VBs são instituições estruturadas para a construção e desenvolvimento de ideias e conceitos de negócios em empresas escaláveis. De uma maneira bem resumida, são empresas especializadas em construir empresas. No caso do ecossistema de inovação, as VBs são conhecidas como “fábricas de startups”, já que desenvolvem negócios de base tecnológica para a resolução de algum problema latente da sociedade. Para entender melhor sobre o universo dos venture builders e como essas estruturas criadoras de companhias funcionam, conversei com o Arthur Garutti, partner da ACE, e o Thiago Oliveira, CEO da Zebra Câmbio e também partner da ACE. Essa conversa ficou muito boa e você pode conferir tudo no novo episódio do Growthaholics. Ouça mais!

Quais são as vantagens de uma Venture Builder?

Qual é a diferença entre seguir o caminho do Venture Capital e o caminho da Venture Builder? O dinheiro de uma VC vem para financiar uma empresa de alto crescimento. Um fundo busca resultados a longo prazo, um retorno de, em média, de 5% a 30% ao ano. Enquanto isso, na VB, o ciclo é mais curto. Em uma estrutura como essa, a expectativa de saída é de cinco a sete anos e o trabalho dela é montar uma engenharia reversa para fazer a empresa acontecer. Para muito além do capital, a Venture Builder cuida de pessoas, do jurídico, do faturamento, do modelo, do produto, etc.

Trabalhar em conjunto com uma Venture Builder significa, também, ter uma maior diluição do seu capital. Esse movimento vale a pena? Depende. Dentro de sua jornada, o empreendedor precisa de pessoas para entrarem junto no negócio. A função da VB é ajudar a pensar no dia-a-dia da empresa. Enquanto o Venture Capital é um investidor, a Venture Builder é um sócio. Essa diferença é crucial para entender exatamente que tipo de suporte o empreendedor precisa ao iniciar o seu negócio.

Não há opção certa. O importante é oferecer ao empreendedor o caminho mais apropriado para a sua necessidade de liderança em seu novo caminho. Para saber mais sobre Venture Building e entender como você pode construir seu novo negócio com uma equipe especializada, acesse o site do ACE Studio.

Quer saber mais sobre o assunto? Ouça o episódio completo!

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram