Como inovar na carreira em 2021?

O que esperar do mercado de trabalho para o próximo ano? O que é preciso ter para alavancar e inovar a carreira em 2021? É isso que, no episódio de hoje de Growthaholics, Pedro Waengertner discute com Maíra Habimorad, CEO da Inteli e Board Member da Cia de Talentos, e Maju Paz, Head de People na ACE. Conversa com muitas dicas de quem entende do assunto. Vale a pena ouvir!

As mudanças pela pandemia

A pandemia transformou produtos e serviços. Além disso, acelerou diversos processos que já estavam em crescimento, por exemplo a adoção do trabalho remoto. Mas quais os impactos disso no mercado de trabalho?

A forma acelerada como tudo ocorreu ocasionou uma pressão maior nos líderes, e consequentemente, em seus times também. Em 2020, foi necessária a tomada de decisões rápidas, muitas vezes sem tempo para a avaliação de riscos. E assim como esse período impulsionou algumas tendências, outra questão fortemente influenciada foi a saúde mental dos colaboradores. Nota-se o grande crescimento dos afetados com problemas de ansiedade, pânico, entre outros.

>> Leia também: Saúde mental e emocional: a importância de nos cuidarmos. <<

Apesar do aumento do desemprego no país, algumas áreas foram na contramão e passaram a ser cada vez mais buscadas pelas empresas. No mercado da inovação, profissionais relacionados a dados e tendências estão sendo amplamente procurados pelas companhias. o que indica um sinal de que o mercado quer se preparar para o futuro.

As tendências para inovar na carreira em 2021

Dessa forma, inteligência emocional nunca foi tão importante. As empresas buscam pessoas que possuem resiliência e acima de tudo, autoconhecimento. É preciso se conhecer a fundo para entender quais são as suas qualidades e defeitos e buscar aquilo que precisa ser feito para melhorar. Saber aprender é fundamental em um mundo que ainda não nos ensina essa habilidade, aprendemos a decorar, a fazer, tudo menos isso. Recrutadores buscam pessoas que tenham a coragem e autoestima para admitir aquilo que ainda precisa ser aprendido.

>> Leia também: Como capacitar e conduzir os colaboradores durante o processo de Transformação Digital? <<

Entretanto, isso não exclui a necessidade pelas hard skills, ainda mais naquilo que tange a tecnologia. A tecnologia é um elemento transversal no mercado de trabalho que transforma-o a todo momento. É fato que atualmente, independente da área, é preciso entender as tecnologias relacionadas e as possibilidades criadas por elas, seja você um programador ou advogado, por exemplo.

Quer saber mais sobre aquilo que é preciso para se destacar no mercado de trabalho em 2021? Ouça o episódio completo!

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram