lifelong learning

Lifelong learning: o conceito que vai mudar sua carreira

Qual é o primeiro passo para acelerar a sua carreira? A resposta é simples: aprender a aprender. Por isso, neste episódio, Pedro Waengertner conversa com Milena Fonseca, Partner e COO de ACE Cortex, e Frederico Fontoura, Innovation Leader na ACE Cortex, sobre o conceito de Lifelong Learning e como ele pode ajudar a trazer mais impacto na vida profissional. Vem aprender com a gente! Ouça agora.

O que é Lifelong Learning?

Lifelong learning é um conceito que ganha cada vez mais força, principalmente no mercado de trabalho. Podemos traduzir livremente para o português como “aprendizando ao longo da vida” ou “aprendizado constante”. Por isso, devemos perceber que não existe momento certo para aprender algo novo, o ideal é exercitar isso constantemente.

Além disso, vale ressaltar que esse termo vai além da graduação típica do mercado profissional. E ele também não precisa remeter apenas à educação formal. A questão é: para se desenvolver, nem sempre é necessário um diploma. O importante é construir o mindset do aprendizado constante. Isso com certeza faz um profissional se destacar.

Como inovar na carreira em 2021?

Os pilares do aprendizado constante

Visto que esse método é um desafio, porém uma realidade para muitas empresas, precisamos entender os pilares do lifelong learning. Apenas assim, será possível aplicar de forma mais consciente em nossas vidas.

São 4 os pilares:

  • Aprender a conhecer: aqui o intuito é instigar a curiosidade, aprender a pensar e não apenas reproduzir o que vê;
  • Aprender a fazer: o trabalho aqui é enfrentar desafios e trabalhar em equipe;
  • Aprender a conviver: ser capaz de compreender o outro é fundamental para alcançar o melhor resultado;
  • Aprender a ser: é trabalhado o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo.

É fato que esse conceito já existia antes mesmo de ganhar esse nome. No entanto, com a formalização dessa tendência, cada vez mais empresas buscam profissionais aptos ao aprendizado constante, além de incentivarem o desenvolvimento de seus times.

Saiba mais sobre o Lifelong Learning ouvindo o episódio completo!

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram