ser mais produtivo

O que fazer para ser mais produtivo?

Ser produtivo nos dias atuais é algo desafiador. Por exemplo, temos tantas distrações e dentre uma tarefa e outra, tudo que a gente queria era uma espiada na rede social ou aquele episódio curtinho na Netflix. Mas e quando esse “descanso” vira sinônimo de procrastinação? No episódio de hoje, Pedro Waengertner conversa com Renata Sagradi, Head de Marketing aqui na ACE, e Miguel Nahas, Operações na joint venture entre ACE+Exame, sobre como podemos driblar isso em nossas vidas profissionais e pessoais. E mais: descubra como você pode ser mais produtivo com ajuda de métodos testados e validados. Dá o play!

Ouça também >> Como inovar na carreira em 2021? <<

Por que ser mais produtivo?

O ser humano por natureza é um ser procrastinador. De fato, não é possível nos comparar à máquinas, afinal se ficássemos ocupados todo o tempo, burnouts seriam ainda mais frequentes. Porém, é preciso esforço e mudança de hábito para ser mais produtivo.

O segredo para evitar a procrastinação é saber priorizar, dizer não para aquilo que pode esperar ou não é da sua competência. É preciso entender o que de fato causa impacto no resultado final e o mais importante, saber organizar suas tarefas.

Ao final, é válido pensar os objetivos da sua tarefa. E principalmente, tirar a culpa de não entregar determinada tarefa de acordo com expectativas externas. Afinal, não existe apenas um jeito, o importante é entregar de uma maneira que faça sentido para você.

Técnicas para produtividade

Como falamos no episódio, as técnicas para ser mais produtivo são várias. Você encontra mil e um exemplos com apenas uma busca no Google. Mas apresentamos algumas que foram testadas pelos os ACERs. Aqui na ACE, o método principal adotado é o GTD, ou também, o Getting Things Done. O método criado por David Allen consiste em centralizar todas as suas tarefas em apenas um lugar. As etapas desse processo são:

  1. Organização;
  2. Processamento (o que realmente é preciso ser feito agora);
  3. Separação (o que demanda menos tempo, o que posso delegar, quanto tempo irei gastar, etc);
  4. Priorização;
  5. Execução.

Quanto à parte da execução, você pode aplicar as metodologias ágeis, como a adoção de sprints e dailys. Além disso, há outros métodos como o famoso Pomodoro, a Matriz de Eisenhower. O essencial é identificar qual se adequa mais à sua personalidade, levando em consideração perfil, dedicação, concentração, entre outros.

Para saber todas as dicas e métodos, ouça o episódio completo!

growthaholics

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram