O que mudou desde 2019?

O Growthaholics completou 100 episódios! Para comemorar, vamos ver como o mundo dos negócios era no início da nossa jornada, em setembro de 2019. Neste episódio especial, Pedro Waengertner conversa com algumas peças chave do time da ACE, como Felipe Collins, LG, Mike Ajnsztajn, Milena Fonseca, Pedro Carneiro e Renata Sagradi, para fazer uma viagem diretamente do túnel do tempo. A nossa maneira de lidar com inovação mudou desde 2019? E o ciclo de vida de uma startup? Como o cenário brasileiro se modificou? Vem com a gente!

 

 

As mudanças da pandemia

Como era o mundo no tempo tão distante de setembro de 2019? Com a pandemia em 2020, passamos por transformações significativas como sociedade e precisamos nos adaptar a um mundo mais remoto e digital. Novos formatos de negócios surgiram, empresas morreram, o ritmo de trabalho mudou e alguns de nós descobriram que o escritório nem sempre é uma necessidade. 

Em 2019, vimos a onda de IPOs com empresas como a Uber e o Zoom. Hoje em dia, esse assunto continua muito relevante, principalmente com empresas nacionais, como a Enjoei. O Brasil está no início dessa onda, que só tende a aumentar. Contudo, quando o assunto é crescimento de empresas, toda atenção é pouca. O blitzscaling é pegar o máximo capital que puder e investir para aumentar exponencialmente a base de clientes, um formato que funcionava bem em 2019. Já hoje em dia, com as disputas de canais mais acentuadas, não é difícil fazer um bolo grande, mas sem conteúdo. Você quer ser rei ou você quer ser rico?

E quando o assunto é inovação? Falar em OKRs ainda é relevante? A pandemia mexeu em todas as metas que empresas haviam estipulado como indicadores e precisaram aprender a adaptar tudo a uma nova realidade. O momento de muita incerteza nos levou a adaptar metodologias a negócios, e não negócios a metodologias. Muitos projetos também foram postos em prática em 2020, normalmente projetos de transformação digital que estavam engavetados e precisaram entrar nos planos de inovação da maior parte do mercado.

O que mais veremos de mudança até o episódio 200?

Quer saber mais sobre o assunto? Ouça o episódio completo!

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram