valor da Tesla

O valor da Tesla é justificável?

Em 2020, a Tesla tornou-se a montadora mais valiosa do mundo, atingindo mais de US$ 800 bilhões. Esse crescimento do valor da Tesla também levou seu fundador e CEO, Elon Musk, ao posto de homem mais rico do mundo. Por isso, no episódio de hoje de Growthaholics, Pedro Waengertner convidou o sócio e Head of Education da ACE, Felipe Collins, e Pedro Carneiro, Head da ACE Startups, para discutirem o real impacto da empresa no mundo, seus valores extraordinários e é claro, o papel de Elon Musk em tudo isso. Dá o play!

Ouça também >> Elon Musk: o que podemos aprender com ele? <<

A história da Tesla

A Tesla foi fundada em 2003 em São Francisco por um grupo de engenheiros, incluindo o famoso Elon Musk. Atualmente, o foco da empresa é o desenvolvimento e venda de veículos elétricos. Apesar disso, já atua em outras áreas, como armazenamento de energia.

Seu fundador é uma das figuras em destaque dos últimos tempos. Elon Musk é um empreendedor com cases de sucesso. Por exemplo, possui a venda Zip2 para a Compaq, e já passou pelo Paypal, até a criação da SpaceX e Tesla. Além disso, conta com declarações polêmicas e objetivos altos, como a colonização de Marte.

Em 2020, o valor de mercado da Tesla passou a marca dos 800 bilhões de dólares, tornando-se mais valiosa que o Facebook. Mas, o fato curioso fica para o prejuízo do ano passado fechado em US$ 862 milhões. Apesar disso, a companhia obteve lucros tímidos nos últimos semestres, emplacando a produção de carros elétricos, conquistando inclusive até o gosto dos chineses.

Veja também >> Big Techs: por que elas crescem tanto? <<

O valor da Tesla é superestimado?

Com as ações da Tesla em alta, levando Elon Musk ao posto de homem mais rico do mundo (por pouco tempo!), levantaram-se muitos questionamentos: qual é o diferencial da montadora? E por que as ações valem tanto, mesmo com um P/L (preço sobre lucro) tão maior que outras empresas?

A resposta está no potencial da montadora. Mesmo com as inúmeras críticas de especialistas ao controle de qualidade da empresa, ao design dos veículos, as ações continuam em alta. Dessa forma, podemos dizer que a crença dos investidores é de que no futuro haverão apenas 2 montadoras de veículos, a Tesla e o restante.

É impossível negar o papel de Elon musk em tudo isso. Uma das figuras mais influentes do mundo contemporâneo certamente agrega com a sua liderança para a entrega de valor da Tesla, tanto positivamente como negativamente.

O que podemos ter certeza é que não é possível avaliar a Tesla com base no mercado atual. Seu grande trunfo é a capacidade de adequar-se a qualquer mercado, aumentando assim o impacto no mundo.

O que vai separar um futuro brilhante como líder disparada de um não tão otimista é o uso inteligente de todo esse potencial não explorado. Já que as expectativas em relação a isso são altas e é preciso ter cuidado, afinal maior é a queda.

growthaholics

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram